A educação a distância tornou-se uma solução para grande parte dos brasileiros, pela sua praticidade e flexibilidades no tempo. Alunos que vivem em locais distantes dos grandes centros, a EaD se torna uma aliada na busca de conhecimentos e melhorias na área profissional, visando boas oportunidades no mercado.
A educação a distância nos dias atuais ajudará muito as pessoas que não puderam estudar na época certa. Vale lembrar que a EAD exige muito empenho do aluno, pois ele precisará ter uma disciplina de estudos para poder acompanhar, então acredito que a EAD a partir do ensino médio fará com que muitas pessoas que trabalham em turnos poderão voltar a estudar.
A educação a distância tem quase 1 milhão de estudantes na graduação no país e esta é uma oportunidade para quem não tem um horário fixo ou está longe das instituições de ensino, além dos cursos a distância terem um custo inferior cerca de 40% a 50% à modalidade presencial. O perfil nem sempre é o aluno de baixa renda, com mais de 30 anos, com família e filhos, sabemos que são a maioria. A qualidade da educação a distância é igual ou superior à modalidade presencial. A grande discriminação vem de órgãos públicos como o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), que lançou uma campanha chamada “Educação não é Fast Food”, contra o ensino a distância. Temos problemas que devem ser resolvidos, mas não podemos discriminar os alunos que escolhem essa modalidade. A qualidade da EaD é a mesma, pois os cursos são fiscalizados pelo Ministério da Educação e Cultura, a avaliação que é feita nos cursos presenciais é a mesma nos cursos EaD. Acredito que a aprendizagem depende do esforço do aluno, pois ele precisa se dedicar naquilo que irá aprender tanto da educação a distância como presencial. A EaD já é uma realidade que está dando muito certo, e as Instituições de Ensino Superior estão cada dia mais se interessando e abrindo cursos na modalidade EaD.
Uma das necessidades mais importantes quando se trata de Educação a distância é a necessidade de se discutir sobre o papel do professor e do aluno e as relações destes nesta modalidade de educação a distância. Um dos aspectos é a necessidade do professor interessado em atuar na EAD estar a par das discussões sobre os rumos da educação e da mudança de paradigma que a EaD está provocando.
Neste novo paradigma, a aprendizagem está sendo ressignificada passando a compreender um processo de construção e de re-construção das práticas educativas e de tomada de consciência do sujeito que precisa agir sobre o que está sendo aprendido
Na educação tradicional, o saber encontra-se centrado no professor e na sala de aula, o quadro e o giz são os principais recursos disponíveis para se transmitir os conhecimentos organizados. No modelo pedagógico relacional, passa a ser construído o papel central do processo de ensino e aprendizagem e direcionado para o domínio do aluno. Como recursos, são utilizadas as tecnologias de informação e comunicação (TICs), que criam novas possibilidades de aprendizagem, de interação entre professor e aluno. Cria-se um espaço coletivo de construção de conhecimentos, onde é possível aprender com o outro, sendo necessário que o professor diversifique suas estratégias e recursos didáticos. É preciso que o conteúdo seja recontextualizado de maneira que se torne atraente ao aluno. Os conteúdos no modelo pedagógico de Educação a Distância proposto, pede um trabalho com conteúdos amplos, que podem oportunizar novos ontos de vista e a construção de novos conhecimentos.
É importante lembrar que a internet é um espaço propenso à aprendizagem desde que se valorize suas principais características que é a dinamicidade e a possibilidade de viabilizar diferentes tipos de comunicação.
Neste novo paradigma, a aprendizagem está sendo ressignificada passando a compreender um processo de construção e de re-construção das práticas educativas e de tomada de consciência do sujeito que precisa agir sobre o que está sendo aprendido
Na educação tradicional, o saber encontra-se centrado no professor e na sala de aula, o quadro e o giz são os principais recursos disponíveis para se transmitir os conhecimentos organizados. No modelo pedagógico relacional, passa a ser construído o papel central do processo de ensino e aprendizagem e direcionado para o domínio do aluno. Como recursos, são utilizadas as tecnologias de informação e comunicação (TICs), que criam novas possibilidades de aprendizagem, de interação entre professor e aluno. Cria-se um espaço coletivo de construção de conhecimentos, onde é possível aprender com o outro, sendo necessário que o professor diversifique suas estratégias e recursos didáticos. É preciso que o conteúdo seja recontextualizado de maneira que se torne atraente ao aluno. Os conteúdos no modelo pedagógico de Educação a Distância proposto, pede um trabalho com conteúdos amplos, que podem oportunizar novos ontos de vista e a construção de novos conhecimentos.
É importante lembrar que a internet é um espaço propenso à aprendizagem desde que se valorize suas principais características que é a dinamicidade e a possibilidade de viabilizar diferentes tipos de comunicação.
Dentre as principais características que se espera de um professor no uso das tecnologias apontam-se as seguintes condições: adoção de uma postura receptiva e de abertura permanente ao novo; posição crítica na seleção das informações; sintonia com os desafios de cada momento e atenção constante aos processos educativos, tanto quanto aos resultados alcançados; promoção de situações de aprendizagem nas quais a composição dos grupos seja alternada no decorrer das aulas; utilização de recursos de comunicação síncrona e assíncrona, oportunizando aos alunos a participação efetiva, sem que alguns poucos monopolizem a discussão; incentivo ao aluno para que este assuma iniciativa nas atividades, desde que estas contribuam para o crescimento da classe. O professor deve atuar investigando, pesquisando, orientando e criando condições favoráveis às trocas e à cooperação.
Dentro do contexto da Educação a Distância, espera-se que o professor assuma o papel de investigador e pesquisador, oportunizando situações nas quais os alunos possam interagir e construir conhecimentos de forma cooperativa com os colegas.
A Educação a Distância junto a sua flexibilização esta proporcionando um novo modo de pensar e agir não somente por parte dos alunos, mas também por todos os envolvidos na EaD. O que propõem os teóricos é que o tutor expanda sua função de orientador e passe a ser um agente ativo no processo de ensino. Para isso, é preciso que os mesmos passem a ter uma visão global dos meios tecnológicos e dos objetos que constituem o ambiente de aprendizagem, especificamente o ambiente virtual.
O desafio da educação é ajudar a desenvolver durante anos, no aluno, a curiosidade, a motivação, o gosto por aprender. Assim compreendemos que as tecnologias podem propiciar a motivação e o interesse pela aprendizagem de muitos alunos, podem contribuir de inúmeras formas para a construção do conhecimento.
Na educação a distância é mais evidente a necessidade de um professor que estimule os alunos, que motive e oriente esses alunos já que devido a Ead proporcionar pouca convivência, há necessidade de um educador que faça o papel do professor presencial.
Surge então o professor/tutor, “um professor pronto para motivar seus alunos, promover a participação, comunicação, interação e conforto de idéias”, (SOEK; HARACEMIV, 2008) e as tecnologias podem auxiliar esse profissional nessas funções. O professor/tutor na EaD é o mediador dos processos de ensino e de aprendizagem e também assume outras funções. O professor/tutor, segundo Andrade: Deve ser visto como um professor à distância, com um papel similar ao professor do ensino presencial, sendo ele responsável por promover a interatividade, pela troca de experiência entre os alunos e por reforçar a comunicação do grupo (ANDRADE, 2009).
Para o mesmo autor, o papel do professor/tutor vai além do processo de mediação de aprendizagem atingido também questões emocionais e motivacionais. Muitas vezes é de responsabilidade do professor/ tutor criar um ambiente acolhedor ao aluno através do uso das tecnologias minimizando distâncias, dando segurança ao aluno para que se envolva ao máximo no processo de busca do conhecimento. O professor/tutor neste contexto desempenha uma tarefa importantíssima porque como comenta Leal (2007) nessa perspectiva de construção de saberes que se articulam no espaço virtual, o Professor/tutor poderá ser aquele que instiga a participação do aluno evitando a desistência, o desalento, o desencanto pelo saber. Talvez aquele que possibilita a construção coletiva e percorre uma trajetória metodológica desobediente, transgressora de receitas prontas e acabadas construa, de forma participativa com seus alunos novos saberes, novos olhares sobre o real.
Fonte: http://200.17.169.30/congrega2010/revista/artigos
http://www.nuted.ufrgs.br/arquead/professor.html
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